top of page

RESUMOS & AULAS

Nódulo e Câncer de Tireoide

 

Os nódulos de tireóide são mais freqüentes nas mulheres, apresentando progressão linear com o avançar da idade. As causas mais comuns são cistos colóides, mas pode ser câncer. O nódulo se torna palpável quando > 1 cm. O câncer de tireoide é a neoplasia endócrina mais comum.

 

Este é um tema prevalente em questões de clínica e cirurgia! Quer saber mais? Clique no .pdf abaixo!

Câncer de Pâncreas

 

A cirurgia de Whipple para tumores de cabeça de pâncreas ressecáveis é um dos procedimentos mais complexos e fascinantes da cirurgia geral e oncológica.

 

Saiba mais pelo .pdf ao lado!

Câncer de Estômago

 

Também chamado de câncer gástrico, é um dos tumores malignos mais comuns. Em alguns países, esta é a principal causa de mortalidade oncológica. No Brasil, estes tumores constituem a terceira causa de cancer entre os homens e a quinta entre as mulheres. Predomina no sexo masculino, na faixa etária dos 50-70 anos, com pioco aos 70 anos. Dentre os tipos histológicos, o adenocarcinoma é o mais comum (95% casos).

 

Leia mais pelo .pdf ao lado:

Câncer de Esôfago

 

 

O câncer de esôfago está entre as dez neoplasias mais incidentes em nosso país. Predomina no sexo masculino, a partir dos 40 anos.

Clique ao lado para saber mais.

Doença das vias biliares

 

A árvore biliar é formada pela vesícula biliar, ducto cítico, ducto hepático e colédoco. As doenças biliares podem acometer cada uma dessas estruturas. Estudaremos a seguir: colelitíase, coledocolitíase, colecistites e colangites. Além de algumas destas contituírem quadro de abdome agudo, elas apresentam complicações importantes, devendo ser abordadas cuidadosamente.

 

Leia o resumo que segue:

 

Pancreatites

 

Inflamações aguda e crônicas do pâncreas, este tema é muito importante e corrente em provas e discussões acadêmicas. O primeiro é causa de abdome agudo e o segundo fator de risco para câncer de pâncreas.

 

Entenda clicando no link abaixo!

Pólipos e Câncer de Colorretal

 

Os pólipos adenomatosos, os mais comuns, são lesões pré-malignas que antecedem o adenocarcinoma colorretal. Este é o principal tipo de câncer colorretal, assumindo por 95% dos casos. A maioria dos casos se manifesta em pacientes com mais de 60 anos. A prevenção é possível e pode ser realizada através da colonoscopia de 10 em 10 anos, a partir dos 50 anos, por exemplo.

 

Leia mais pelo .pdf ao lado:

Abdome Agudo

 

Síndrome marcada por dor abdominal, de início súbito, que necessita de conduta terapêutica imediata. Para fins didáticos e melhor raciocínio clínico, ela é dividida em obstrutivo, inflamatório, perfurativo, vascular e hemorrágico. Muitas destas não necessitam de tratamento cirúrgico, mostrando a importância de uma boa avaliação de pacientes. O atraso do diagnóstico afeta o prognóstico.

 

Saiba mais no resumo:

 

Curiosidades
Olga Jonasson
 
Olga Jonasson, MD, FACS, foi uma especialista em transplantes e advogou a favor das mulheres e jovens na área cirúrgica. Pioneira no transplante renal, serviu ao grupo de transplantes doe foi membra do Departamento de Cirurgia da The Ohio State University’s department of surgery. Ela foi a primeira mulher a ter uma cadeira na Acedemia de Cirurgia dos USA. 
Stanley J. Dudrick
 
Stanley J. Dudrick, MD, FACS, Pai do acesso IV, salvou muitas vidas, inclusive milhões de recém-nascidos, com suas contribuições: cateter de acesso IV profundo e nutrição parenteral. Seu estudo pioneiro em desnutrição teve impacto importante na cirurgia. Em 2005 ele ganhou o Jacobson Innovation Award of the American College of Surgeons.
George Berci
 
George Berci, MD, FACS, foi inovador nas áreas de laparoscopia e endoscopia, com imagem, opções e iluminação em cirurgia. Em 2011 ele ganhou o Jacobson Innovation Award of the American College of Surgeons.

Heróis da cirurgia

 

O site 'American College of Surgeons' tem uma sessão inteira intitulada 'The Heroes of Surgery' originada do Clinical Congress 2014 em San Francisco, CA.

 

A vida e a carreira de quatro cirurgiões renomados e reconhecidos mundialmente - Dr. Denton Cooley, Dr. Olga Jonasson, Dr. Stanley Dudrick e Dr. George Berci - são homenageadas.

 

Nessa área do site, encontramos vídeos imperdíveis que possuem entrevistas com cada cirurgião.

 

Clique no botão abaixo para entender a contribuição destes heróis para a história e o futuro da cirurgia!

Denton Cooley
 
Cirurgião cardíaco renomado mundialmente, Denton Cooley, MD, FACS, fez importantes contribuições na área. Ele fez o primeiro transplante cardíaco e a cirurgia com coração totalmente artificial nos EUA. Foi um ótimo cirurgião, inovador e professor em toda sua carreira.
bottom of page